A migração é um processo histórico na humanidade, sendo caracterizado pelo movimento de um individuo ou grupo de pessoas de um lugar para outro, podendo ser dentro de um país (Migração interna ou nacional) ou entre países (Migração internacional). Esse fenômeno é impulsionado por uma diversidade de fatores, desde a busca por melhores condições econômicas e educacionais até a fuga de conflitos armados, perseguições e desastres naturais.

Essencialmente, a migração envolve a mobilidade humana, que pode assumir diversas formas, desde o deslocamento temporário até a mudança permanente de residência. Suas causas são distintas e interconectadas, refletindo dinâmicas sociais, econômicas, políticas e ambientais em diferentes níveis, seja local, nacional ou global.

Ao entendermos o que faz com que as pessoas a migrem e como esses fluxos migratórios impactam as comunidades de origem e destino, somos capazes de abordar questões relacionadas à como a população estava e está distribuída, o processo de urbanização, diversidade cultural, interação social e desenvolvimento econômico.

Variações:

Os fluxos migratórios podem varias de acordo com alguns critérios, por exemplo: Tempo, espaço e forma. Vejamos cada um desses critérios:

Tempo: As migrações podem ser divididas segundo o critério do tempo em dois tipos: migrações temporárias e migrações definitivas.

  • Migrações temporárias: são aquelas que apresentam um espaço de tempo estabelecido para a permanência no local, ou não apresentam um retorno ao local de origem. Um exemplo seria os famosos intercâmbios, as migrações diárias que realizamos todos os dias, como por exemplo a ida ao trabalho, escola, dentre outras.
  • Migrações definitivas ou permanentes: são aquelas que não apresentam um espaço de tempo estabelecido, geralmente esse tipo de migração são por motivos econômicos, perseguições politicas ou religiosas, por desastres naturais, dentre outros.

Espaço: Que também podem ser divididas em algumas subdivisões, como:

  • Nacional: Movimentação dentro das fronteiras do país.
  • Internacional: Movimento migratórios dentre países.
  • Inter-regional: Migração nacional, porém acontece entre diferentes regiões do país.
  • Intra-regional: Migração nacional e acontece dentro de uma única região do país.
  • Inter-estadual: Migração nacional e acontece entre estados diferentes.
  • Intra-estadual: Migração nacional e acontece dentro de um mesmo estado.

Forma: As migrações também podem variar de acordo com a forma, sendo elas divididas em duas: espontânea ou forçada

  • Espontânea: É a migração por livre e espontânea vontade do individuo ou do grupo de pessoas que se deslocam.
  • Forçada: É a migração onde a população ou individuo se ver obrigado a sair da sua moradia por fatores de perseguição, seja ela religiosa ou política, desastres naturais, guerras.

Tipos de Migração:

  • Êxodo Rural: saída das áreas rurais para áreas urbanas.
  • Êxodo Urbano: saída das áreas urbanas em direção a áreas rurais.
  • Migração Urbana-urbana: saída de áreas urbanas para outras áreas urbanas.
  • Migração Sazonal: migração de um determinado local para outro em um certo período do ano e após um tempo retorna para seu local de origem.
  • Migração Diária ou pendular: Migração que está relacionada a mobilidade diária da população. Um exemplo seria a saída de casa durante a manhã para o trabalho ou para a escola e volta á sua residência durante a noite ou durante a tarde.
  • Migração de Retorno: Retorno para o local de onde o migrante saiu a alguns anos atrás.
  • Diáspora: Tipo de migração caracterizada pelo deslocamento de uma população inteira por motivos de expulsão de um local. O significado da palavra é dispersão ou expulsão. Alguns exemplo é a diáspora africana, judaica, grega, etc.
  • Nomadismo: O nomadismo é um tipo de migração muito comum ao estudarmos a pré-história, caracterizada por ser realizada pelos caçadores coletores, ou seja, é o tipo de migração recorrente em busca de coleta de alimento e da caça. Alguns grupos de ciganos são um bom exemplo para entendermos o nomadismo na atualidade.

Referência:
MARQUES, Vinícius. Tipos de Migração. Toda Matéria[s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/tipos-de-migracao/. Acesso em: 18 abr. 2024

Saiba mais sobre:
Principais conceitos demográficos

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário!

4 thoughts on “Migração: Variações e Tipos de migrações.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *