Os Mapas Mentais são instrumentos poderosos para sintetizar e organizar as informações e melhorar a rotina de estudos. Eles permitem reunir ideias complexas de forma clara, facilitando, assim, a memorização.
Mas a final, o que é e como fazer um mapa mental? Esse artigo tem como objetivo esclarecer o que é, seus benefícios e suas características.

O que é um Mapa Mental?

A princípio, um mapa mental é um diagrama utilizado para representar conteúdos, ideias, tarefas, dentre outros conteúdos. Sendo projetado para representar a forma com o qual o cérebro humano aprende e processa informações.
Diferente das anotações lineares, os mapas mentais não seguem uma sequência linear, mas sim, um esquema de anotações que ajudam a memorização do conteúdo.

Modelo de um mapa mental

Fonte: cursoanglo. Disponível em: Mapa mental ajuda nos estudos? – Curso Anglo

Benefícios dos mapas mentais:

Entre os benefícios existentes na utilização dos mapas mentais, estão:


– Melhora da memorização: No mapa mental, as informações são organizadas de forma visual, dessa forma, facilita e contribui para uma melhor retenção, já que imagens são mais fáceis do cérebro humano conseguir armazenar do que textos lineares.
– Organização de Ideias: Com os mapas mentais a sua capacidade organizacional é desenvolvida, pós, demanda um cuidado na hora de organizar as ideias.
– Estimula à criatividade: Por se tratar de um recurso didático visual, faz com que haja um incentivo à criatividade por precisar de desenhos, figuras, imagens, etc.
– Aumento da produtividade: Além de organizar, também permite que tenha um aumento da produtividade nos estudos, afinal, todos os principais pontos do assunto estarão reunidos em uma só local.
– Facilita a comunicação: Permite que as informações destacadas no mapa sejam de fácil entendimento, ajudando assim, nos estudos, tanto seus quanto de terceiros.

Como fazer um mapa mental?

1. Escolha um tema Central:

Primeiramente é necessário estabelecer um conceito principal ou um conteúdo especifico para posicionar no centro do mapa (embora não seja obrigatório posicionar o tema no centro).

2. Adicione ramos principais:

Em seguida, é preciso adicionar ramificações a partir da palavra principal, onde será pego os pontos principais que devem ser lembrados. Nesses ramos, serão adicionados os subtemas ou categorias fundamentais.

3. Desenvolva ramos secundários:

Logo após estabelecer os subtemas e categorias, é necessário explicar cada um deles, ou seja, serão necessários desenvolver ramos secundários, que nada mais são do que explicações sobre temas, acontecimentos, etc.

4. Use cores e imagens chamativas:

Logo depois, é necessários estabelecer elementos visuais, como:
– Imagens;
– Figuras;
– Gráficos;
– Cores chamativas.
Isso é fundamental, afinal, os mapas mentais são recursos de estudos que estimulam a criatividade artísticas.

5. Revise e ajuste:

Por fim, é fundamental revisar os conteúdos para corrigir ou que seja apenas para estudar mesmo.

Ferramentas para construir um mapa mental

Papel e caneta

De forma geral. os mapas mentais não precisam de investimentos para serem realizados, com simples papeis e canetas é possível construir o seu próprio mapa mental.

Exemplo de Mapa feito manualmente. Disponível em: Pin page (pinterest.com)

Plataformas especializadas

Além da possibilidade de fazer manualmente, também é possível usar plataformas grátis para criar seus mapas mentais no seu computador, celular, tablet. Por exemplo:
Exemplos:
1. Mindmaster;
2. Canva;
3. Excalidraw
4. Coggle
5. Mindomo
6. Xmind

Saiba mais sobre:
Dicas de estudos
Como se preparar para o Enem
Enem – 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *