Pós guerra fria, o equilíbrio de poderes existente entre os países ditos como socialistas e capitalistas foi quebrado. Em busca de tentar entender a dinâmica de poderes, foi quando surgiu através de Joseph Nye, os conceitos de Hard Power e Soft Power. Mas antes de mais nada, o que significa poder?
O que é Poder?
A principio, o conceito de poder trata-se da capacidade de atingir objetivos através da imposição de força ou convencimento.
Entretanto, diferente do senso comum, poder não se baseia somente na força bruta, afinal, ele trata-se de um conceito mais fluido, onde as dinâmicas de poderes várias em diversas escalas.
O que é Hard Power?
O Hard Power refere-se a capacidade de atingir seus objetivos com base na demonstração direta da força. Exemplo: Poder militar, Poder financeiro, Poder político.
Esse trata-se do tipo de podem mais comum de ser lembrado ao tratarmos de poderes, afinal, é comum associar poder a capacidade bélica ou financeira de forma mais rápida. Dessa forma, é uma forma de poder que se apresenta de uma maneira mais concreta e direta. Um exemplo disso é a capacidade militar que um país tem e que através disso pode atingir seus objetivos por meio da força.
Além disso, outra maneira de visualizar o Hard Power é através de sanções econômicas que uma pais pode impor a outro.
Dessa forma, o Hard Power trata-se de uma maneira mais objetiva de atingir seus objetivos, além claro, de ser mais visível.
O que é Soft Power?
Por sua vez, Soft Power trata-se de uma forma mais sutil de poder, onde o mesmo refere-se a capacidade de atingir objetivos não através da força militar, política ou financeira, mas sim através de influência e convencimento para moldar os desejos de alguém.
Uma forma simples de observar o Soft Power é através de: filmes, propagandas, música, arte, ideologias, etc.
Qual o mais importante, Hard ou Soft Power?
De forma geral, ambos são formas válidas de impor suas vontades e que desempenham importância de acordo com determinadas situações. O hard power trata-se de uma forma mais instantânea de resolução de conflitos e de atingir objetivos. Por sua vez, o soft power é sutil e apresenta resultados a longo prazo, mas que pode se tornar mais permanente.
Material de Apoio:


Fontes do material de apoio: Foco_Geo
Fontes:
Soft Power e Hard Power: entenda a diferença! | Politize!
“Soft power” é estratégia para países conquistarem poder e prestígio sem o uso da força – Jornal da USP