O conceito de refugiados ganhou força no cenário internacional e nas discursões atualmente, entretanto, um conceito mais recente tem sido o de refugiados ambientais. Os refugiados ambientais também são chamados de refugiados climáticos.
Os refugiados climáticos são migrantes forçados que tiveram que sair de seu local de origem por fatores de desastres ambientais.
Os impactos ambientais e eventos climáticos extremos são os fatores que influência a migração forçada das populações.
Refugiados climáticos e refugiados tradicionais.
Diferente dos refugiados tradicionais, os refugiados climáticos não fogem devido a perseguições politicas, religiosas, conflito armado ou étnicas. Devido a esse motivo, os refugiados tradicionais acabam recebendo amparos legais que os ambientais não recebem.
Causas
“As secas e o avanço da desertificação — assim como a falta de colheitas, as chuvas torrenciais, a alteração das estações e as temperaturas extremas — são apenas alguns dos motivos que desencadeiam esse tipo de migração.” (iberdrola)
A partir dai, surgem as preocupações a respeito do avanço das mudanças climáticas e impactos ambientais. Dessa forma, os impactos causados pela ação antrópica começam a ter consequências cada vez mais nítidas no dia a dia da população, principalmente as que estão em vulnerabilidade social.
Dados a respeito dos refugiados climáticos
Material de apoio:

[…] Saiba mais sobre:Principais conceitos demográficosRefugiados Ambientais […]