A teoria Reformista (também conhecida como teoria marxista) surgiu na segunda metade do século XX contrapondo a teoria Neomalthusiana. A teoria Reformista procura explicar que as altas taxas de natalidade dos países subdesenvolvido é reflexo da pobreza desses países.
A princípio, os países subdesenvolvidos são marcados por uma profunda desigualdade social, a partir disso surge a teoria marxista, que diz que devido as desigualdade socioeconômicas a população começa a ter altas taxas de natalidade por não ter acesso a serviços básicos de saúde, educação, lazer, etc.
OBS: embora o nome seja Teoria Marxista, essa teoria nunca foi desenvolvida por Marx, apenas tem esse nome por usar como referência as ideias marxistas.
No cerne do marxismo, é possível encontrar a ideia de transformação estrutural da sociedade por meio da luta de classe. Entretanto a teoria reformista busca uma mudança gradual através de reformas na educação, saúde e outras políticas públicas.
Com base nisso, as reformas gradativas tem como objetivo corrigir as injustiças socioeconômicas, gerando um bem-estar social, reduzindo as desigualdades, gerando acesso universal a direitos básicos.
Material de Apoio:

Saiba mais sobre:
Teoria demográfica Malthusiana
Teoria demográfica Neomalthusiana
Política do Filho Único
[…] Enem.– Conceitos demográficos;– Teorias demográficas (malthusiana, neomalthusiana e reformista);– Migração;– Transição demográfica;– Pirâmides […]