A princípio, a estrutura interna da terra é composta por três principais camadas: crosta, manto e núcleo. Dessa forma, os estudos a respeito das camadas da Terra, tornam-se fundamentais para a compreensão de determinados fenômenos.

Esse artigo tem como objetivo esclarecer quais são as três principais camadas da terra: crosta, manto e núcleo.

Crosta Terrestre

A crosta é a camada mais fina e externa do planeta Terra. A crosta pode ser continental ou oceânica, onde cada uma delas apresenta espessuras especificas.

Crosta continental

Primeiramente temos a crosta continental, composta principalmente por granito, a crosta continental é mais espessa, podendo ter entre 25 a 50 km de espessura.

Crosta Oceânica

Por outro lado, a crosta oceânica é bem mais fina e densa, sendo composta principalmente por basalto, estando abaixo do oceano.

Crosta terrestre: as camadas que formam a estrutura terrestre

Manto terrestre

Em seguida, logo abaixo da crosta encontra-se o manto. Dentre as três principais camadas, o manto é a camada mais espessa da Terra, possuindo 2.950Km.

Assim como a crosta, o manto também pode ser dividido, sendo eles: Manto superior e inferior.

Manto superior

O manto superior está logo abaixo da crosta terrestre, possuindo uma temperatura relativamente baixa, por volta de 100 °C e tendo uma consistência parecida com a crosta, porém, um pouco mais plástica.

Manto inferior

Por outro lado, o manto inferior esta em uma temperatura bem mais alta, podendo variar entre 2.200 °C – 3.500 °C, onde quanto mais próximo do núcleo, mais quente o magma se torna.

OBS: É no manto que ocorre as Correntes de Convecção, responsáveis pelos Movimentos das Placas Tectônicas, que tem papel fundamental na origem de montanhas e vulcões (vulcanismo).

Manto terrestre: o que é, características, partes - Escola Kids

Núcleo Terrestre

Por fim, temos o Núcleo, composto principalmente por níquel e ferro (sendo chamado antigamente de Nife). O núcleo, por sua vez, é dividido em núcleo externo e o núcleo interno.

Núcleo externo

O núcleo externo é líquido, gerando assim o campo magnético terrestre devido ao atrito do material metálico presente no núcleo. Graças ao campo Geomagnético o planeta Terra é protegido dos raios solares.

O núcleo externo tem uma espessura de 2.200 Km. E graças ao estado líquido, a velocidade das ondas sísmicas torna-se menor que ao núcleo interno.

Núcleo interno

Em contrapartida, o núcleo interno tem a mesma composição, entretanto está em estado sólido devido a alta pressão presente em altas profundidades no interior da Terra. Por isso, as ondas sísmicas apresentam uma velocidade de propagação maior do que no núcleo externo.

Importância dos Estudos das Camadas da Terra

Entender as camadas internas e sua composição, juntamente com seus estados físicos, é fundamental para a compreensão dos desastres naturais e exploração dos recursos minerais.

Saiba mais sobre:
Vulcanismo: O que é, tipos de vulcanismo
Movimentos das Placas Tectônicas
Tipos de Rochas
Correntes de convecção do manto
Terremoto: o que é, causas, consequências

3 thoughts on “Camadas da Terra: quais são, suas composições”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *