Os terremotos são fenômenos naturais e que está relacionado muitas das vezes com os movimentos das placas tectônicas.

Esse fenômeno se dá devido ao acumulo de pressão acumulada nas placas tectônicas devido ao movimento de grandes extensões de blocos rochosos, liberando assim uma grande quantidade de energia.

Mas o que são terremotos?

Os terremotos são tremores de terra devido ao acumulo de tensão ao longo dos anos devido ao movimento das placas tectônicas. Esses tremores, em muitos locais do planeta Terra, tornam-se um grande problema para a população, um exemplo é o Japão.

Causas dos tremores

Esses tremores são causados devido ao movimento horizontal realizado pelas placas tectônicas sobre o material pastoso do manto superior.

Geografia no Ruyzão: Tsunamis e Terremotos

A principio, esses fenômenos tem a característica de ser mais intenso nas bordas das placas, principalmente nos limites convergentes (áreas das placas que estão se chocando)

Tipos de terremotos

A principio, pode-se dividir os terremotos em três tipos principais (porém não são os únicos):

  • Superficiais: Por surgirem mais próximos a superfície terrestre, apresentam normalmente um mais grau de destruição para estruturas humanas.
  • Intermediários: Tem origem em áreas intermediárias da crosta, não apresentando assim, um grau de destruição tão grande quanto os superficiais.
  • Profundos: Por fim, temos os profundos, que por estarem a longas distâncias da superfície, geralmente não apresentam um grau elevado de destruição.

Também é possível ter tipos de terremotos com base na sua origem, como por exemplo:

  • Sismo Tectônico: Originados em profundidade, pelo choque de duas ou mais placas tectônicas.
  • Sismos Vulcânicos: Por outro lado, os vulcânicos tem origem pela atividade vulcânica (movimentação do magma até ser expelido para a superfície terrestre).
  • Sismo Artificiais: Enquanto isso, os artificiais tem origem antrópica, muitas das vezes originados por explosões provocadas na mineração.
  • Sismos de Implosão ou de Colapso: Por fim, temos os sismo de Colapso ou Implosão, que são originados pelo desprendimento de blocos rochosos, deslizamentos de terra ou até por desabamento de tetos de cavernas.

Medição

Os tremores podem ser medidos de acordo com a intensidade e magnitude.

  • Intensidade: Mede o grau de destruição do Terremoto (Medido pela Escala Mercalli);
  • Magnitude: Por outro lado, a magnitude mede a quantidade de energia liberada pelo Tremor. (medido pela Escala Richter)

Conceitos importante

Reativações de falhas geológicas provocam tremores de terra no ES, explica  pesquisadora | Universidade Federal do Espírito Santo
  • Foco (Hipocentro): Ponto no interior da placa tectônica onde se inicia o tremor;
  • Epicentro: Ponto na superfície terrestre acima do Foco.

OBS: Quando o terremoto é de baixa intensidade ele é chama-se de Abalo sísmico ou Tremor de terra, entretanto a origem é a mesma.

Escalas

Escala Mercalli
Exemplo 5
Escala Richter

Saiba mais sobre:
Movimentos das Placas Tectônicas
Vulcanismo: O que é, tipos de vulcanismo
Tipos de Rochas
Camadas da Terra: quais são, sua composição
Correntes de convecção do manto

One thought on “Terremoto: o que é, causas, consequências”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *