A princípio, o termo commodities refere-se a bens primários ou produtos de base ou com baixa industrialização que são negociados no mercado internacional.
Dessa maneira, esses materiais servem como matéria prima para a fabricação de inúmeros outros produtos industrializados.
Mas a final, quais os tipos e as características das commodities?
Características das Commodities
Antecipadamente, por se tratarem de produtos globalmente comercializados, os mesmo apresentam certas características/padrões, tais como:
1 – Alta liquidez
Primeiramente, por serem muito valorizadas, as commodities possuem alta liquidez, ou seja, são compradas e vendidas com rapidamente.
2 – Homogeneidade
Em seguida tem a homogeneidade, ou seja, as commodities apresentam uma padronização, não apresentando grandes variações em qualidade ou composição.
Sendo assim, essa padronização permite a comercialização no mercado global.
3 – Sensibilidade a Fatores Externos
Por fim, as commodities estão sujeitas a variação de clima, desastres naturais, mudanças de políticas governamentais e flutuação cambial.
Tipos de commodities
As commodities são divididas em algumas classificações, como:
Agrícolas
Esses produtos vêm da agricultura e são essenciais para o setor alimentício e têxtil. Exemplos: soja, milho, trigo, algodão, etc.
Energéticas
Por outro lado, as energéticas são matérias-primas usadas na geração de energia, importantes para a indústria e transporte. As principais são: carvão mineral, gás natural, petróleo.
Minerais
Enquanto isso, os minerais são extraídos da natureza e usados nas indústrias e construção civil. Entre elas, destacam-se: alumínio, cobre, ouro, prata, ferro.
Financeiras
Por fim, as commodities financeiras são menos conhecidas, porém incluem ativos negociáveis, como moedas, índices, títulos públicos. Exemplos: tesouro direto, dólar, etc.
Importância das commodities
Nesse sentido, apresentam impactos significativos para a economia mundial, influenciando a inflação, a balança comercial e o crescimento econômico de diversas nações.
Algumas importâncias são:
– Base para industrias e comércio;
– Fontes de Renda para países exportadores;
– Investimentos e especulação financeira;
Sendo assim, essas matérias-primas são elementos fundamentais da economia global, servindo como base para a produção industrial e o comércio internacional.
Seja na alimentação, na energia ou na construção, esses produtos influenciam diretamente a vida cotidiana de diversas populações e o desenvolvimento econômico.
Material de apoio:

Saiba mais sobre:
O que é PIB?: Conceito e função
[…] Saiba mais sobre:Commodities: O que são, tipos e importância […]