O aquecimento global vem ganhando cada vez mais palco nas discursões internacionais e é fruto de preocupações cada vez maiores.

Desde a revolução industrial, as emissões de gases do efeito estufas (GEE) vem se tornando cada vez mais intensa. Além disso também há o papel da agricultura intensiva que também possui influência na mudança gradual da temperatura na Terra.

Dessa maneira, esse artigo tem como objetivo esclarecer o que é o aquecimento global, suas causas e consequências para nosso futuro.

O que é o Aquecimento Global?

Trata-se de um aumento gradual da temperatura média da Terra devido ao acúmulo de Gases do Efeito Estufa (GEE).

Esse fenômeno é resultado direto do processo de concentração de gases na atmosfera, como:
– Dióxido de Carbono (CO2);
– Metano (CH4);
– Óxido Nitroso (N2O)

Esses gases são conhecidos como os gases do efeito estufa, pois, agravam um fenômeno natural que permite a vida na Terra, gerando assim, o aquecimento global.

Mas como eles agravam o efeito estufa?

Esses gases são fundamentais para reter o calor emitido pelo sol no nosso planeta, sem eles a terra seria muito fria durante a noite e muito quente durante o dia.

Entretanto, a medida que esses gases começam a apresenta-se em alta quantidade na atmosfera, começam reter muito mais calor, aumentando assim a temperatura média do planeta.

A princípio, os gases que agravam o efeito estufa, gerando assim, o aquecimento global podem ter duas origens:

Natural: Devido a liberação de gases por atividades vulcânicas.
Antrópica: Emissão devido a ação humana, através de veículos, industrias, queimadas, etc.

Efeito Estufa: o que é e como ocorre (com as causas e consequências) - Toda  Matéria
Fonte: Toda matéria.

Principais impactos do aquecimento Global

O aquecimento global pode apresentar seus efeitos em diferentes áreas, afetando tanto a vida vegetal e animal, quanto a vida humana. Impactos como:

1 – Aumento do nível do mar

A princípio, um dos impactos mais lembrados é o aumento do nível do mar. Isso ocorre devido ao processo de derretimento das geleiras e das calotas polares, o que faz com que tenha mais água, somado a isso, o aumento da temperatura faz com que essa água se expanda mais devido a temperaturas mais elevadas.

Foto: Christof Berger/Wikimedia Commons
Fonte: diário de Pernambuco

Por isso, acaba pondo em risco as ilhas, juntamente com todo seu ecossistema, além também, de por em risco os litorais devido ao aumento do nível do mar.

2 – Eventos Climáticos extremos

Vista aérea de área inundada perto do rio Taquari, na cidade de Encantado, no Rio Grande do Sul • 01/05/2024 REUTERS/Diego Vara

Assim como o aumento do nível do mar, há também os eventos climáticos extremos. Isso ocorre pela atmosfera ser sensível, qualquer mínima alteração pode causas fenômenos como chuvas mais ou menos intensas, secas mais ou menos prolongadas, etc. Podendo gerar inúmeros transtornos para a população.

3 – Perdas na Biodiversidade

Além do que já foi dito, tem também a perda da biodiversidade, ou seja, da variedade de espécies no local.

Isso se dá pelo fato de algumas espécies serem mais ou menos resistentes a mudanças de temperaturas do que outras.

Essa mudança gradual pode gerar também uma migração para áreas mais frias, podendo ocasionar um desequilíbrio na cadeia alimentar de alguns animais, reduzindo assim a disponibilidade de alimentos.

4 – Impactos na saúde humana

Por fim, temos também o aumento de propagação de determinadas doenças que se beneficiam de temperaturas quentes, como por exemplo dengue e malária. Bem como, podem agravar problemas respiratórios devido a poluição do ar.

Como reduzir o aquecimento global?

Diante dos problemas já vistos, tornou-se fundamental analisar medidas para que atenuem os impactos do aquecimento global, medidas como:

1- transição para fontes de energias alternativas

Fontes de energias como: hidrelétrica, solar e eólica demonstraram ser fontes de energias alternativas para substituir os combustíveis fósseis, reduzindo assim a emissão de gases poluentes.

O aproveitamento da energia solar representa uma opção limpa e com bom custo-benefício.

2 – Reflorestamento e conservação de floresta.

Preservar e conservar grandes áreas de florestam também é uma forma de contribuir para a diminuição do agravamento do efeito estuda, já que as florestas desempenham um papel fundamental na captura do Dióxido de Carbono e liberam Oxigênio.

3 – Investimento em tecnologia

Por fim, é preciso também o investimento em novas tecnologias mais eficientes e que possam ajudar na captura de carbono. Dessa maneira, poderiam mitigar o aquecimento global.

Material de Apoio

Fonte do material de apoio: Foco_Geo

Saiba mais sobre:
Chuva ácida
Fontes de Energia
Desertificação, desertização e arenização
Ilhas de Calor: o que são, como se formam e consequências
Inversão Térmica: o que é, como ocorre e consequências

3 thoughts on “Aquecimento Global: o que é, causas e efeitos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *