Brisas são ventos locais, geralmente suaves ou moderados, que ocorrem devido a diferença térmica entre superfícies próximas.

A principio, pode se dizer que as principais brisas são aquelas formadas entre a diferenciação térmica entre a o continente e o mar, conhecidas como: brisa marítima e brisa continental

Dessa forma, esses ventos ocorrem em regiões costeiras e seguem um padrão diário bem definido, com direção e intensidade variando ao longo do dia.

Brisas marítimas

A brisa marítima ocorre durante o dia, isso acontece porque a terra aquece mais rápido do que a água.

Durante o dia o continente aquece de forma mais rápida do que o oceano, sendo assim, o ar sobre a superfície terrestre se aquece, se expande e sobe, criando uma zona de baixa pressão.

Por outro lado, o ar sobre o oceano permanece mais frio e denso, criando uma área de alta pressão relativa. O ar então se desloca do mar em direção à terra, formando a brisa marítima.

Características das brisas marítimas

  • Sopra do Oceano para o continente;
  • Trata-se de ventos úmidos;
  • Ocorrem durante o dia;
  • Oferece a formação de nuvens em chuvas.

Brisas continentais

Por sua vez, a brisa continental ocorre à noite, quando o processo se inverte.

Dessa forma, a terra esfria mais rápido do que o mar, fazendo com que o ar sobre ela fique mais frio e denso, criando uma zona de alta pressão.

Enquanto isso, o ar sobre o mar, que se resfria mais lentamente, continua mais quente, gerando uma área de baixa pressão. A partir dai, o vento então se desloca da terra para o mar, formando a brisa terrestre.

Características das brisas continentais

  • Ocorre durante a noite;
  • Sopra da terra para o mar;
  • Tende a ser mais seco;
  • Contribui para uma noite mais fria no litoral.

As brisas são uma ótima forma de entender como diferenças térmicas locais influenciam o comportamento da atmosfera, tanto a brisa marítima quanto a continental são fundamentais para a dinâmica climática das regiões costeiras.

Esse fenômeno também está vinculado a dois outros conceitos muito usados, sendo eles a maritimidade e a continentalidade.

Material de apoio:

Saiba mais sobre:
O que é Barlavento e Sotavento?
Fatores e elementos do clima – Foco Geo
Efeito Coriolis
Tipos de Chuvas: Convectivas, Orográficas e Frontais

One thought on “Brisas: marítimas e continentais”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *