As formas de Governo de um determinado país definem as formas como o poder é distribuído e exercido dentro do Estado.
Ao longo da história da humanidade, as sociedades se organizavam politicamente de formas distintas, cada uma possuindo um conjunto de características próprias.
Mas qual o motivo de ter diferentes formas de governo?
A princípio, as formas surgem com o intuito de regular e organizar os poderes, além de aplica-los sobre aqueles que são governados.
Dessa maneira, esse conceito está diretamente vinculada à organização política e administrativa, influenciando a estabilidade, governabilidade e participação popular em um determinado território.
Mas a final, quais as principais Formas de Governo?
1- Monarquia
Em primeiro lugar, temos a monarquia, essa forma de governo é onde o poder é exercido por um(a) Monarca (rei ou rainha) geralmente sendo vitalício e hereditário.
Tipos de monarquia
- Monarquia absoluta: Nessa ocasião, o monarca possui poder absoluto e direto sobre os governados, sem necessidade alguma de consultar um parlamento ou outras instituições que limitam seu poder.
Exemplo: reinado de Luís XIV na França. - Monarquia Constitucional: Por outro lado, a monarquia constitucional estabelece uma constituição e um parlamento por trás das tomadas de decisões de um monarca, dessa maneira, o rei ou rainha possuem mais um papel simbólico no território.
Exemplo: Reino Unido. Nesse caso, os reis e rainhas desempenham um papel mais simbólico.

(Fonte: UOL)
2 – República
Por outro lado, o governo republicano, o poder é de um chefe de Estado, que é escolhido direta ou indiretamente pela população através de eleições.
A republica pode ser classificada em diferentes tipos, como:
- Republica presidencialista: nesse sistema, o presidente torna-se chefe de Estado e chefe de governo, tendo amplos poderes executivos, sendo eleito pelo povo e governa por um período determinado.
Exemplos: incluem Brasil, Estados Unidos e Argentina. - Republica parlamentarista: no parlamentarismo, o chefe de Estado pode ser um presidente ou monarca, mas o governo é liderado por um primeiro-ministro, escolhido pelo parlamento,
onde responde diretamente ao legislativo e pode ser destituído caso perca sua confiança.
Exemplo: Países como Alemanha e Itália adotam esse sistema.
3 – Anarquia
Embora não seja exatamente uma forma de governo, a anarquia representa a ausência de um governo formal.
Em teoria, seria uma sociedade autogerida sem hierarquias políticas. Na prática, porém, a ausência de um governo central pode levar ao caos e instabilidade.
4 – Teocracia
Além disso, há também a Teocracia, uma forma de governo baseada nos princípios religiosos, ou seja, os líderes (ou o líder) governam em nome de uma divindade ou conjunto de crenças.
Exemplo: o Irã, onde o líder supremo tem grande influência sobre as decisões políticas e está baseada no Alcorão.
Portanto, cada forma de governo tem suas vantagens e desafios, variando de país para país.
As diferentes formas moldam não apenas a estrutura política de um país, como também a vida e cultura de seus cidadãos.
Compreende-las ajudam a analisar o funcionamento de uma determinado país e suas políticas públicas, fomentando também uma discussão a cerca da governança e democracia.
Saiba mais sobre:
Hard Power e Soft Power: entenda a diferença
Nação, estado, Estado e Governo: Entenda as diferenças
[…] mais sobre:Formas de governo: Quais são, características, exemplosHard Power e Soft Power: entenda a diferençaNação, estado, Estado e Governo: Entenda as […]