A Inversão Térmica, trata-se de um fenômeno atmosférico que desempenha um papel fundamental no microclima de muitas áreas urbanas.
Esse evento afeta tanto o clima como também a qualidade do ar e a saúde da população. Este artigo tem como objetivo esclarecer esse caso e como o mesmo está relacionado com as correntes de convecção.
O que é a Inversão Térmica?

A principio, o ar próximo ao solo entra em contato com a irradiação emitida pela superfície terrestre, fazendo com que esse ar aqueça, se tornando menos denso e por isso, acaba subindo.
Esse processo de subida do ar quente e consequentemente a descida do ar frio é chamado de Correntes de Convecção.
Entretanto, durante a Inversão Térmica, essa dinâmica acaba se invertendo, fazendo com que o ar frio não se aqueça devido ao período de inverno, ficando preso próximo a superfície.
Mas qual o problema disso?
Devido ao fato do ar frio ficar preso próximo a superfície, isso impede com que os poluentes se dissipem, concentrando esses gases poluentes próximo ao solo e agravando os problemas respiratórios e piorando a qualidade do ar da cidade.
Importância das correntes de convecção
As correntes convectivas desempenham um papel fundamental, tanto na regulação da temperatura quanto na dispersão dos poluentes que são emitidos todos os dias para a atmosfera devido ao combustíveis fósseis e industrias.
Em situações normal o ar quente circula a medida que aquece, facilitando a distribuição desse ar e sempre o mantendo em movimento.
Onde e quando ocorrem?
A ocorrência desse processo torna-se mais comum no período do inverno, já que é quando a radiação solar torna-se menos intenso. Além disso, esse fenômeno ocorrem geralmente em grandes cidades, por ser áreas com grande poluição atmosférica.
Impactos da Inversão Térmica
Nesse sentido, a inversão térmica trás consigo um conjunto de impactos, sendo alguns deles:
- Aumento da Poluição do Ar: Essa concentração de poluentes próximos a superfície terrestre agrava problemas como asma e bronquite.
- Redução da Qualidade de Vida: Além dos problemas respiratórios também causa problemas na visibilidade, impedindo tráfego aéreo e terrestre.
- Agravamento dos Problemas Climáticos: Em áreas muito urbanizadas e industrializadas a retenção de poluentes na atmosfera causa um agravamento do efeito estufa local.
OBS: Pessoas mais vulneráveis como idosos e crianças mais novas são as mais vulneráveis.
Por fim, embora a inversão sendo um fenômeno natural, possuem consequências bem prejudiciais para a população, necessitando de medidas como Redução de Emissões de Poluentes, Planejamento Urbano e Educação Ambiental para atenuar as consequências desse processo.
Saiba mais sobre:
Aquecimento Global: o que é, causas e efeitos
Chuva ácida: Origem, composição, consequências
Ilhas de Calor: o que são, como se formam e consequências
Desertificação, desertização e arenização
[…] saiba mais sobre: Chuva ácida: Origem, composição, consequênciasAquecimento Global: o que é, causas e efeitosInversão Térmica: o que é, como ocorre e consequências […]
[…] estudados:– Aquecimento global;– Chuva ácida;– Mudanças Climáticas;– Inversão Térmica;– Ilhas de Calor;– Poluição do […]