Gonzalo Azumendi/Photolibrary/Getty Images

A principio, o relevo é um dos fatores climáticos fundamentais para a dinâmica atmosférica no planeta Terra. Dentro desse contexto surge os conceitos de Barlavento e Sotavento, conceitos esses fundamentais para a compreensão das distribuições das chuvas.

Mas afinal, o que são esses conceitos e como os mesmo ajudam a compreender a dinâmica das chuvas?

Leia também sobre: Tipos de chuvas

Barlavento

O conceito de barlavento refere-se ao lado da montanha ou alguma barreira geográfica que recebe diretamente os ventos predominantes carregados de umidade.

Quando essas massas de ar encontram uma barreira geográfica, elas são forçadas a subir, fazendo com que se resfriem e acabem precipitando em um dos lados da barreira.

Dessa maneira, o lado do barlavento é o lado onde ocorre a maior incidência das chuvas, podendo assim fazer com que esse lado mais úmido apresente uma vegetação mais densa e um clima mais ameno.

Exemplos que podem ser citados são a famosa Cordilheira dos Andes na América do Sul, assim como a Serra do Mar no Brasil.

Sotavento

Já o Sotavento é a face oposta da montanha ou barreira geográfica, que não recebe os ventos úmidos diretamente, ou seja, é o lado oposto do Barlavento.

Após o ar subir e liberar a maior parte da sua umidade no lado do barlavento, ele desce seco pelo outro lado (sotavento).

Dessa forma, esse processo é chamado de sombra de chuva, onde resulta em áreas secas e com poucas precipitações, apresentando vegetações menos densas.

Um exemplo desse efeito ocorre no Deserto do Atacama, no Chile, onde a Cordilheira dos Andes impede que a umidade que vem do Oceano Pacífico alcance a região, favorecendo assim, a formação de um deserto.

Esquema sobre Barlavento e sotavento

Por fim, esses conceitos são essenciais para entender a distribuição dos climas e ecossistemas do planeta.

Essas áreas influenciam a agricultura, a disponibilidade de água e até a forma como cidades são planejadas.

Por ultimo, regiões de barlavento são favoráveis à produção agrícola, enquanto áreas de sotavento necessitam de estratégias para o abastecimento de água.

Saiba mais sobre:
tipos de chuvas
Tempo e Clima: diferenças
Fatores e elementos do clima – Foco Geo

One thought on “O que é Barlavento e Sotavento?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *